Sua empresa está preparada
para o público da terceira idade?
Muito se fala sobre as novas gerações, mas
sua empresa já parou para pensar em ações direcionadas ao público idoso? Talvez
seja hora de começar a refletir sobre isso. Segundo estimativas das Nações
Unidas, o número de pessoas com 65 anos ou mais deverá triplicar em todo o
mundo, de 523 milhões no ano passado para cerca de 1,5 bilhão até
E aqui no Brasil não é diferente: de acordo com uma pesquisa
divulgada recentemente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o
número de pessoas com mais de 50 anos promete superar os indivíduos de até 30
anos, em 2040.
Diante desse cenário, é fundamental que as empresas se
preparem para lidar com esses consumidores. Mas quais as principais ações que
as organizações devem tomar para se aproximar desse público? Um exemplo são os
pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que ajudam
desenvolvedores de produtos a compreender melhor o perfil de consumo dos
idosos. Diversas empresas já procuraram o AgeLab do MIT para entender quais as
principais características e demandas desses clientes.
Nessa linha, organizações como Intel e General Electric
estão desenvolvendo, em conjunto, tecnologias para ajudar idosos a manterem-se
independentes. Entretanto, são poucas as companhias que, até agora, criaram
novos serviços para esse público consumidor. Como desenvolver, então, uma
relação próxima e fiel com os clientes mais velhos? Antes de tudo, é importante
que as empresas respeitem o público idoso, entendam e, sobretudo, compreendam
as necessidades das pessoas da terceira idade para, assim, desenvolver produtos
e serviços que atendam a essa demanda específica.
Campanhas direcionadas e serviços que vão ao encontro
direto deste consumidor tendem a ser eficazes. Exemplo disso é um modelo de
celular, desenvolvido no ano passado, pela fabricante chinesa ZTE. No aparelho,
as teclas são grandes e iluminadas, e as funções, simples. Esse é somente um
caso, mas há inúmeros produtos já adaptados à demanda idosa. Todas essas ações
refletem a preocupação e aproximação com o seu público-alvo, um dos objetivos
de uma empresa que está em busca de crescimento e sucesso.
Mas somente desenvolver novas alternativas para os
consumidores da terceira idade basta? Considero que um dos desafios das
empresas é conquistar a confiança deste público específico. Para isso, antes de
colocar no mercado um serviço que você e sua equipe acreditam ser eficazes com
os clientes idosos, pesquise de forma aprofundada os vários perfis de
consumidores dessa faixa etária e inove no atendimento. Por isso, coloque em
prática novas formas de atender o público idoso, cada vez mais exigente e crítico.
Para as empresas que trilham o caminho do sucesso, é
imprescindível não fechar os olhos para os chamados públicos segmentados, sejam
eles jovens ou idosos. Então, saia na frente da concorrência e vá atrás de seus
clientes. Ofereça soluções diferenciadas para cada perfil. Desenvolva ações
direcionadas, novos produtos e serviços de acordo com as necessidades dos
distintos consumidores que estão no mercado. Crie estratégias, entre em ação e
inove no atendimento personalizado para manter-se perto daqueles para os quais
você trabalha.
Fonte: http://portaldoenvelhecimento.org.br em
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