quarta-feira, 9 de maio de 2012

DICAS


Casa para idosos decorada e segura!

 

A decoração da casa reflete a vida de seus moradores, certo? Por isso, nada mais justo que adequá-la as necessidades específicas de cada um. É o caso dos idosos, que precisam de atenção especial no que se refere ao conforto e segurança dentro do lar.  
As arquitetas Paula Laguna e Luciana Feijó dão algumas dicas.
·         Para a mobilidade é essencial que os corredores sejam largos e iluminados, as portas e janelas devem ser fáceis de abrir e os pisos antiderrapantes, principalmente em áreas externas e molhadas.
·         Tapetes podem ser usados, mas somente onde não haja circulação.
·         Para os móveis é necessário ficar atento as alturas.
·         Use cabideiros e prateleiras mais baixas e sofás mais altos (evite os modelos macios demais, eles dificultam a movimentação).
·         Na sala use cadeiras leves, com braço e não muito baixas. A sugestão é que se tenha poucos móveis para não obstruir a circulação e que os cantos sejam arredondados para evitar ferimentos. 
·         As paredes precisam ser de acabamento liso, devem-se evitar texturas, pois não possibilitam o apoio e machucam a pele.
·         A iluminação dos cômodos precisa ser levada em conta. Evite superfícies que ofusquem a vista, como pisos brilhantes.
·         Os contrastes entre luz e sombra também causam confusão. Interruptores junto à cama, balizador na parede ou lâmpadas de tomadas facilitam idas noturnas ao banheiro. E é justamente esse cômodo que precisa de atenção redobrada. Instale alças de apoio nas paredes, principalmente no chuveiro. As torneiras devem ser de fácil manuseio.
·         Piso antiderrapante é fundamental! Diferencie, se possível, com cores diferentes o piso e a parede para facilitar a compreensão do espaço.
Um lar confortável e seguro é garantia de uma boa qualidade de vida.
 Por isso, se tiver um idoso em casa, procure seguir nossas dicas e ofereça a ele os benefícios de uma casa bonita e aconchegante.

Fonte: Brasilwiki via coisadevelho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário