quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

IPM Lar: deveres do cuidador são destaque em palestra

|

O Instituto de Previdência do Município (IPM) deu início nesta quinta, 20, ao ciclo de palestras sobre o cuidador de idoso. O evento está divido em duas etapas, a primeira ocorreu nesta quinta-feira e o próximo encontro será no dia 28, às 13h30min. Atualmente, o IPM Lar, programa de assistência domiciliar ambulatorial que atende aos servidores municipais e seus dependentes, dá assistência médica a 198 pacientes. Sabendo da importância que o cuidador exerce na função de prestar auxílio ao enfermo, o evento busca capacitar esta pessoa com informações sobre o exercício da atividade.

A coordenadora geral do IPM Saúde, Elizabeth Lino, explica que o Instituto leva sua equipe médica à casa do paciente e presta auxílio clínico. É feito um acompanhamento, mas quem fica a maior parte do tempo com o paciente é o cuidador. Por esse motivo existe necessidade de oferecer treinamento a essas pessoas. “Para cuidar adequadamente do paciente, a gente tem uma série de mecanismos que são usados. E são estes mecanismos que serão passados neste ciclo de palestras”, afirma Elizabeth.

A primeira palestra do ciclo mostrou a importância de haver a participação da família ou do responsável nos cuidados do paciente. Uma vez que é o cuidador o responsável por rotinas como alimentação, higiene, medicação e segurança do doente. A coordenadora do IPM Lar, Hérica Acioly, explica que a participação deste é vital para a melhora no quadro clínico do paciente. “Os cuidados com a higiene, alimentação e transporte são fundamentais para evitar problemas que podem surgir durante o tratamento. Portanto, o auxílio do cuidador é extremamente importante para o paciente”, destaca Hérica.

Dentre as responsabilidades do cuidador, a higiene no ambiente é uma das mais importantes. A estudante de Serviço Social, Samilly Cavalcante Lima, destacou pontos importantes, como limpar o ambiente todos os dias, deixar janelas abertas para que o ar circule, colocar o lixo em cestos com tampas e não deixar água parada em garrafas, pneus velhos e vasos de plantas. “A higiene é a melhor arma para a manutenção da saúde”, afirmou Samilly.

Mais do que cuidar do corpo, os enfermos precisam de apoio moral, para que não se sintam um “peso” para seus familiares e cuidadores. Por isso, os profissionais da equipe destacaram que trabalhar a auto-estima e o psicológico pode contribuir para o bom resultado do tratamento. No fim da palestra, houve ainda uma encenação, simulando a visita da equipe do IPM Lar à residência do paciente.

SERVIÇO:
Ciclo de palestras do cuidador
Quando: Sexta, dia 28, às 13h30min.
Onde: Auditório do IPM Saúde, na av. da Universidade, 1891.
Informações: 3452.1743

Nenhum comentário:

Postar um comentário