segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012


Sexualidade em todas as idades


Viva bem a idade que você tem! 
Para refletir: Você acha que a sexualidade acaba na medida em que se vai envelhecendo? 
Até há pouco tempo isto era tabu. Pouco ou quase nada, se falava sobre esse assunto sexualidade na velhice. Dificilmente este assunto entrava nas rodinhas nas reuniões sociais e ou nas conversas de comadres. Talvez, reservadamente, em particular, alguém tivesse a coragem em colocar suas angústias ou revelar uma grande noite de amor. Ainda hoje parece tabu idosos não transam. Diversos paradigmas caíram após a 2a Guerra Mundial, que foi a geradora de diversos conflitos familiares, e com isso mudanças acabaram ocorrendo no seio das famílias e da sociedade em geral.
Algumas pessoas ainda externam a sua aversão ao tocar neste assunto e sequer podem imaginar adultos maduros ainda fazendo amor e trocando afetos mais íntimos em público.
Alguns chegam mesmo a considerar que este é um assunto para jovens, voltado para a geração de filhos. Engano, a sexualidade é também uma forma de expressão de carinho e afeto, logo interessa a todos nós.
Com o passar dos anos o corpo se transforma. As mulheres sentem claramente estas mudanças, principalmente no período da menopausa. Este assinala o fim da capacidade reprodutora, o que não implica no término da sexualidade. Nossos desejos se modificam, mas não acabam.
Assim, a sexualidade continua a proporcionar sensações agradáveis, carinho, afeto e boa comunicação, resultando em sentimento de felicidade, segurança e bem- estar.
É necessário reconhecer que cada um tem uma maneira própria de expressar sua sexualidade. Não é proibido fazê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário